Exercício físico faz bem. Saber como iniciar é melhor ainda!

Fazer uma atividade física é o bom caminho para dar um salto na sua qualidade de vida. Mas você sabe como iniciar de forma segura e saudável?

Exercício físico faz bem. Saber como iniciar é melhor ainda!

Fazer uma atividade física é o bom caminho para dar um salto na sua qualidade de vida. Mas você sabe como iniciar de forma segura e saudável?



Em oportunidades anteriores, abordamos um assunto importante para quem não leva muito a sério os limites do nosso corpo, principalmente quando esse limite ultrapassado reflete na nossa qualidade de vida, no nosso bem estar e consequentemente, no nosso sono. Mostramos aqui, a preocupação que os nossos amigos devem ter, principalmente na hora de alinhar a nossa rotina ao tempo de sono. A busca frenética e desenfreada por resultados é válida e muito bem vista nas empresas e nas grandes corporações, mas no momento em que você der uma pausa nesse ritmo, tem que começar a olhar para si em busca de opções para um melhor aproveitamento no campo profissional.

Um ritmo de trabalho alucinante é algo bastante normal nos dias de hoje para muitas pessoas. Facilmente encontramos pessoas que possuem e até gostam de manter essa rotina, os jovens com a cabeça voltada aos estudos, Ás épocas de provas e trabalhos da faculdade, que normalmente exigem demais em determinados períodos do curso e quando se busca o primeiro emprego, aí o tempo que já era pequeno, diminui, tem que espremer nas poucas horas que sobram, para os muitos compromissos, então o dia vai ficando mais curto e quando a vida vai ganhando contornos profissionais, o jovem torna-se adulto, as responsabilidades ganham outras facetas, então entram os compromissos profissionais, familiares, religiosos etc. Mas podem ter certeza, caros amigos que, os que conseguem levar essa rotina por mais tempo em suas vidas de uma forma satisfatória, são justamente aqueles que possuem a capacidade de ajustar e levar consigo, uma rotina alternativa e que não esteja diretamente ligada somente ao trabalho e outros aspectos da vida como esses que foram citados acima. A alternativa que tem se mostrado bastante eficiente é a prática de exercícios físicos.

Se esse assunto te preocupa, então está na hora de ingressar na boa e saudável rotina de atividades físicas. Mas não comece de qualquer jeito, pois os grandes erros dos que iniciam alguma atividade, é que sempre querem resultados imediatos e exageram na dose, exigindo mais de seu corpo, do que ele pode dar naquele momento. Então, busque orientação profissional na hora de tomar essa decisão, mas enquanto você está sentado, buscando planejar seu dia de amanhã e preocupado como vai ser a sua semana, ou de que forma ela pode terminar, vamos trazer para você, algumas dicas importantes no que diz respeito Ás formas como você pode ingressar nessa rotina que, podem ter certeza, vão fazer seu corpo responder bem melhor Ás suas exigências causadas pela sua rotina:
- O primeiro passo é atentar para o seguinte: se você não é especialista na área, então deve procurar um médico para fazer os exames necessários e saber se está apto, pois não se pode entrar por conta própria nessa rotina sem saber como vai o seu corpo e de que maneira ele poderá responder Ás suas exigências. Depois dessa avaliação, você estará liberado ou não, Ás práticas esportivas.

- Após essa avaliação inicial, você deve procurar o profissional da área, propriamente dita, seja ele o educador físico, o personal trainer ou até mesmo, o instrutor da academia na qual você pretende se matricular. Ele irá indicar o melhor programa de exercícios dentro do seu perfil e necessidades. Além disso, ele precisa saber como é a sua vida: se você trabalha em pé ou sentado, se você é um indivíduo estressado ou se possui alguma atividade de lazer (um hobby).

- Quando começar a atividade, não pense que forçar a barra vai te trazer bons resultados. O ideal é começar devagar, tenha paciência, não adianta começar pegando cargas pesadas e abusando demais dos exercícios. Você precisa saber respeitar o período de adaptação do seu corpo bem como, o limite dele, pois o bom resultado das suas atividades no futuro vai depender bastante da maneira como você iniciou. Não se esqueça, se você forçar demais no começo, certamente sofrerá lesões e isso prejudicará seu rendimento e certamente, causará o seu distanciamento da academia ou dos exercícios e certamente, a suspensão da atividade.

- Caso não goste ou não queira praticar exercícios nas academias, busque (de forma bem orientada) outras opções como, por exemplo, caminhada, corrida leve ou até mesmo, pedalar aquela sua bike que está paradona lá no canto da sua casa, escondida na escada do apartamento e pedindo para ser usada. Não marque bobeira, se você tem opções, use-as, você vai sentir a diferença.

Não pense que os resultados virão imediatamente, mas pode ter uma certeza: a resposta da entrada nessa boa rotina vai afetar diretamente na maneira como você vai trabalhar no dia seguinte, seu sono será muito mais tranquilo, revigorante e satisfatório, além disso, seu rendimento profissional certamente vai te levar a outros patamares e até a sua família irá agradecer.



Padrão de Qualidade